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  • Duração3600.0 horas
Condições de Inscrição

Oferta de formação, de dupla-certificação, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

Os/ As destinatários/as do curso de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
- Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
- Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
- Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

Área de Formação

Trabalho Social e Orientação

Objectivo Geral

Prestar cuidados de apoio direto a adultos e crianças, sob supervisão, no domicílio ou em situação de internamento ou semiinternamento em estabelecimentos e serviços de apoio social, respeitando as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Noções de:
1 – Tipologia e características das instituições e serviços de apoio social;
2 – Nutrição e dietética;
3 – Animação e lazer;
4 – Desenvolvimento infantil;

Conhecimentos de:
5 – Língua portuguesa;
6 – Comunicação e relações interpessoais;
7 – Cuidados básicos de higiene pessoal e conforto;
8 – Cuidados básicos de saúde;
9 – Higienização de espaços e equipamentos;
10 – Lavagem e tratamento de roupa;
11 – Regras básicas de nutrição, higiene e repouso das crianças;
12 – Confeção e serviço de refeições;
13 – Normas de segurança, higiene e saúde da atividade profissional;
14 – Ética e deontologia da atividade profissional;

Saberes-Fazer
1 – Exprimir-se de forma a facilitar a comunicação com os assistidos e a equipa técnica;
2 – Utilizar os procedimentos de organização e preparação dos materiais, produtos e equipamentos que utiliza;
3 – Aplicar as técnicas e os procedimentos relativos aos cuidados básicos de higiene pessoal e de conforto dos assistidos;
4 – Adequar os cuidados de higiene e conforto às necessidades e características do assistido;
5 – Aplicar os procedimentos relativos aos cuidados básicos de saúde;
6 – Aplicar as práticas de atuação em situações de urgência;
7 – Utilizar as técnicas de confeção de alimentos na preparação de refeições básicas;
8 – Adequar as refeições às características dos assistidos, tendo em conta o equilíbrio alimentar e as indicações da equipa técnica;
9 – Utilizar as técnicas e os procedimentos do serviço de refeições;
10 – Utilizar as técnicas e os procedimentos de armazenagem e conservação dos produtos alimentares, medicamentos e outros produtos utilizados;
11 – Utilizar as técnicas de limpeza e arrumação dos espaços e equipamentos;
12 – Utilizar as técnicas de lavagem e tratamento de roupa;
13 – Aplicar as técnicas de animação mais adequadas às necessidades e interesses dos assistidos;
14 – Aplicar regras básicas de nutrição;
15 – Identificar as diversas fases de desenvolvimento de uma criança;
16 – Identificar os principais problemas de saúde das crianças e os procedimentos necessários a adotar como prevenção e como atuação;
17 – Detetar sinais ou situações anómalas referentes às condições de higiene e conforto do assistido, bem como referentes a outras situações;
18 – Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde relativos ao exercício da atividade;

Saberes – Ser
1 – Respeitar os princípios de ética e deontologia inerentes à profissão;
2 – Motivar os outros para a adoção de cuidados de higiene e conforto adequados;
3 – Respeitar a privacidade, a intimidade e a individualidade dos outros;
4 – Revelar equilíbrio emocional e afetivo na relação com os outros;
5 – Adaptar-se a diferentes situações e contentos familiares;
6 – Promover o bom relacionamento interpessoal;
7 – Tomar a iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas;