SABERES Noções de: 1. Matemática – cálculo numérico. 2. Técnica hoteleira. 3. Legislação hoteleira e da atividade profissional. 4. Organização do serviço de alojamento. 5. Conservação dos equipamentos hoteleiros. 6. Técnicas de aprovisionamento e gestão de stocks em serviço de alojamento. 7. Técnicas de costura. 8. Técnicas de decoração hoteleira. 9. Sistemas de gestão da qualidade, da segurança e do ambiente. 10. Informática aplicada ao serviço de alojamento. Conhecimentos de: 11. Língua portuguesa. 12. Língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação elementar e utilização de vocabulário técnico específico). 13. Relações interpessoais e comunicação. 14. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia. 15. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns. 16. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia. 17. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns. 18. Segurança de pessoas e bens na atividade hoteleira. 19. Saúde, higiene e segurança profissional e hoteleira. 20. Técnicas do serviço de lavandaria. Conhecimentos aprofundados de: 21. Técnicas do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns. 22. Técnicas do serviço de rouparia. SABERES-FAZER 1. Utilizar as técnicas de limpeza e arrumação de quartos, andares e zonas comuns. 2. Aplicar as técnicas de execução de arranjos decorativos nos quartos, andares e zonas comuns. 3. Aplicar os procedimentos estabelecidos para a assistência aos clientes, nomeadamente clientes especiais, do serviço de andares/quartos e de lavandaria/rouparia. 4. Aplicar os procedimentos adequados à resolução/tratamento de reclamações e sugestões de clientes. 5. Aplicar programas de qualidade, de higiene e segurança no trabalho. 6. Identificar os princípios de funcionamento da unidade, assim como, os serviços à disposição dos clientes. 7. Aplicar as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade, do ambiente e da segurança. 8. Utilizar os procedimentos adequados à prossecução da receção de roupas. 9. Utilizar os procedimentos adequados à devolução/armazenamento de roupas. 10. Aplicar as técnicas de operação de máquinas de lavagem de roupas e os respetivos procedimentos. 11. Aplicar as técnicas de operação de máquinas de tratamento de roupas e os respetivos procedimentos. 12. Utilizar as técnicas de costura de roupas. 13. Aplicar os procedimentos de verificação do estado de conservação dos equipamentos da área de alojamento. 14. Identificar e caracterizar os produtos de consumo e os materiais utilizados no serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns. 15. Identificar e caracterizar os produtos de consumo e os materiais utilizados no serviço de lavandaria/rouparia. 16. Utilizar os procedimentos e as técnicas de conservação e de armazenamento dos produtos de consumo e dos materiais utilizados no serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns. 17. Utilizar os procedimentos e as técnicas de conservação e de armazenamento dos produtos de consumo e dos materiais utilizados no serviço de lavandaria/rouparia. 18. Aplicar as técnicas e os procedimentos de aprovisionamento e gestão dos stocks dos produtos de consumo e dos materiais necessários ao serviço de alojamento. 19. Utilizar os procedimentos adequados à elaboração de inventários. 20. Utilizar os procedimentos de preenchimento de documentos de controlo relativos à sua atividade. 21. Exprimir-se oralmente e por escrito de forma a facilitar a comunicação com clientes nacionais e estrangeiros e com outros interlocutores. 22. Utilizar os meios informáticos aplicados ao serviço de alojamento. SABERES-SER 1. Identificar¬se com os objetivos e a cultura da organização. 2. Comunicar, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados. 3. Tomar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas para a resolução de problemas decorrentes de solicitações e reclamações de clientes. 4. Adaptar¬se a novas situações e formas de organização do trabalho. 5. Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à organização. 6. Motivar os clientes para a utilização dos serviços da unidade.