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  • Duração2900.0 horas
Condições de Inscrição

Oferta de formação, de dupla-certificação, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

Os/ As destinatários/as do curso de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
- Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
- Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
- Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Referencial de Formação

Empregado de Andares

Objectivo Geral

Proceder à execução do serviço de limpeza, arrumação e decoração dos quartos, andares e zonas comuns e do serviço de lavandaria/rouparia da unidade hoteleira, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstratitvo;
Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

Conteúdos Programáticos

SABERES Noções de:
1. Matemática – cálculo numérico.
2. Técnica hoteleira.
3. Legislação hoteleira e da atividade profissional.
4. Organização do serviço de alojamento.
5. Conservação dos equipamentos hoteleiros.
6. Técnicas de aprovisionamento e gestão de stocks em serviço de alojamento.
7. Técnicas de costura.
8. Técnicas de decoração hoteleira.
9. Sistemas de gestão da qualidade, da segurança e do ambiente.
10. Informática aplicada ao serviço de alojamento.

Conhecimentos de:
11. Língua portuguesa.
12. Língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação elementar e utilização de vocabulário técnico específico).
13. Relações interpessoais e comunicação.
14. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia.
15. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
16. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia.
17. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
18. Segurança de pessoas e bens na atividade hoteleira.
19. Saúde, higiene e segurança profissional e hoteleira.
20. Técnicas do serviço de lavandaria.

Conhecimentos aprofundados de:
21. Técnicas do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
22. Técnicas do serviço de rouparia.

SABERES-FAZER
1. Utilizar as técnicas de limpeza e arrumação de quartos, andares e zonas comuns.
2. Aplicar as técnicas de execução de arranjos decorativos nos quartos, andares e zonas comuns.
3. Aplicar os procedimentos estabelecidos para a assistência aos clientes, nomeadamente clientes especiais, do serviço de andares/quartos e de lavandaria/rouparia.
4. Aplicar os procedimentos adequados à resolução/tratamento de reclamações e sugestões de clientes.
5. Aplicar programas de qualidade, de higiene e segurança no trabalho.
6. Identificar os princípios de funcionamento da unidade, assim como, os serviços à disposição dos clientes.
7. Aplicar as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade, do ambiente e da segurança.
8. Utilizar os procedimentos adequados à prossecução da receção de roupas.
9. Utilizar os procedimentos adequados à devolução/armazenamento de roupas.
10. Aplicar as técnicas de operação de máquinas de lavagem de roupas e os respetivos procedimentos.
11. Aplicar as técnicas de operação de máquinas de tratamento de roupas e os respetivos procedimentos.
12. Utilizar as técnicas de costura de roupas.
13. Aplicar os procedimentos de verificação do estado de conservação dos equipamentos da área de alojamento.
14. Identificar e caracterizar os produtos de consumo e os materiais utilizados no serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns.
15. Identificar e caracterizar os produtos de consumo e os materiais utilizados no serviço de lavandaria/rouparia.
16. Utilizar os procedimentos e as técnicas de conservação e de armazenamento dos produtos de consumo e dos materiais utilizados no serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns.
17. Utilizar os procedimentos e as técnicas de conservação e de armazenamento dos produtos de consumo e dos materiais utilizados no serviço de lavandaria/rouparia. 18. Aplicar as técnicas e os procedimentos de aprovisionamento e gestão dos stocks dos produtos de consumo e dos materiais necessários ao serviço de alojamento.
19. Utilizar os procedimentos adequados à elaboração de inventários.
20. Utilizar os procedimentos de preenchimento de documentos de controlo relativos à sua atividade.
21. Exprimir-se oralmente e por escrito de forma a facilitar a comunicação com clientes nacionais e estrangeiros e com outros interlocutores.
22. Utilizar os meios informáticos aplicados ao serviço de alojamento.

SABERES-SER
1. Identificar¬se com os objetivos e a cultura da organização.
2. Comunicar, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados.
3. Tomar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas para a resolução de problemas decorrentes de solicitações e reclamações de clientes.
4. Adaptar¬se a novas situações e formas de organização do trabalho.
5. Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à organização.
6. Motivar os clientes para a utilização dos serviços da unidade.